Talvez você esteja na situação de querer jogar Battletech mas não conhecer nenhuma outra pessoa que joga no seu bairro ou na sua cidade. Ou talvez você faça parte de um pequeno grupo de jogadores mas gostaria de mostrar o jogo para mais pessoas.
Aqui vou descrever três passos simples para tornar isso mais fácil:
1) Redes Sociais
Facebook, Instagram, blogs, websites, etc. Antes de você afirmar que não tem nenhum jogador por perto, vale a pena buscar esses pontos de encontro virtuais para que as outras pessoas saibam que você tem interesse no jogo e eventualmente esbarrar (virtualmente) em outros jogadores perto de você.
Mais que isso esses grupos permitem a troca experiências, esclarecimento de dúvidas e divulgação de outros grupos relacionados a Battletech
2) Torne-se visível
Simples, se você jogar escondido em casa, ninguém vai saber que você joga! Portanto, jogar em lojas especializadas ou locais públicos como bibliotecas, centros culturais, livrarias, etc. tornam o jogo visível e inevitavelmente atraem interessados.
Se o dono da loja de cardgames da sua cidade ou o administrador do centro cultural do seu bairro nunca ouviu falar de Battletech isso vai te exigir saber apresentar o jogo de maneira sucinta mas é um investimento com bom retorno e um local agradável para jogar é um fator adicional para você mesmo jogar com mais frequência.
Porém, é importante ter em mente que jogar num local aberto ao público exige a disposição de interromper sua partida diversas vezes para explicar do se trata Battletech. Jogar num lugar desses sem dar atenção aos possíveis novos jogadores é pior do que não estar lá: ninguém quer jogar, ainda mais aprender um jogo novo, num ambiente em que não é bem recebido
3) Saiba ensinar novos jogadores
Aqui acredito que não existe uma fórmula única mas vou deixar como sugestão a maneira como acho que funciona melhor.
Primeiro, você tem que lidar com duas situações diferentes: o jogador casual e o jogador preparado.
O jogador casual tem pouco ou nada de entendimento do jogo, no máximo tem algum referência em jogos de computador ou livros de Battletech. Se uma pessoa assim se dispõe a jogar, não se preocupe muito em explicar regras, escolha um BattleMech para ele, e ajude ele no passo-a-passo em cada turno. Se o jogo trouxer para ele uma experiência agradável, ele talvez se aprofunde no jogo. Jogue apenas alguns turnos e ao final tente dar uma visão do que o jogo pode oferecer pois nem tudo vai ser captado numa primeira vez.
Já o jogador preparado é aquele que se preocupou em aparecer sabendo alguma coisa e muito provavelmente já leu um pouco das regras ou até tentou jogar sozinho ou com um amigo em casa. Talvez esse jogador queira escolher seu BattleMech para jogar e certamente vai ter interesse numa explicação mais longa de cada etapa de um turno. Esse jogador já traz alguma expectativa de como vai ser a experiência de jogar Battletech.
Outra coisa que pode ocorrer é jogar com mais de uma pessoa e cada uma tendo um perfil diferente. Nesse caso, a primeira recomendação é não juntar muita gente para jogar (quatro jogadores, incluindo você caso vá jogar também) e dosar o nível de detalhe nas explicações.
Sempre se preocupe em oferecer uma experiência de jogo agradável, não tenha receio de ignorar ou simplificar regras se achar que isso vai confundir ou alongar demais o jogo. Por outro lado, avalie se o melhor é utilizar as regras de inicio rápido (sem dano na estrutura interna e escala de calor) ou usar as regras completas ajudando os jogadores em cada passo. Pessoalmente, eu utilizo normalmente a segunda opção pois quero que o novo jogador experimente o máximo possível do jogo - se ele vai entender ou lembra de tudo depois não impede ele de gostar do jogo mas achar o jogo chato e simplista, pode sim afastar o jogador.