Battletech é um dos wargames mais acessíveis que eu conheço. É possível jogar gastando pouco ou nada. Miniaturas, mapas 3D, dados personalizados tudo isso pode ser usado mas diferente de outros jogos nada impede de jogar na falta de tudo isso.
Mechs, veículos e infantarias:
Não é possivel jogar sem essas unidades de combate e miniaturas 3D "oficiais" podem não ser baratas, mas Battletech não foi concebido como um jogo com miniaturas exclusivas. Pelo contrário, o improviso sempre foi incentivado: basta representar aquela unidade com "algo" que permita identificar onde ela está (e caiba no hexágono!). Nenhuma regra de jogo está condicionada a aparência desse "algo".
Dois dados de seis faces. Cor, tamanho, algo especial? Não, dois dados de seis faces - qualquer cor, tamanho, iguais ou diferentes - vc vai sempre rolar um ou dois, considerando o total para os testes do jogo.
Mapas:
Esse foi, para mim, o maior desafio quando começei. Por muitos anos, usei um mapa do RPG Gurps para jogar Battletech. O mapa era todo em branco, apenas com os hexagonos marcados e fiz os terrenos pintados com lapis de cor.
Mas hoje dá pra fazer melhor, de duas maneiras diferentes:
Fichas prontos da Caixa Básica (Game of Armored Combat) - incluindo figuras para jogar
Outro jogador:
- Jogar em simuladores de computador. Aqui não estou falando nos jogos de videogame (como HBS Battletech e Mechwarrior On-line) mas simular o jogo de tabuleiro jogando com outras pessoas on-line ou contra o computador. Aqui indico o Megamek (megamek.org) mas faço uma ressalva que ele não é um simulador tão intuitivo e ajuda muito procurar algum tutorial no youtube antes de jogar
EU NÃO SEI INGLÊS! EU NÃO SEI INGLÊS!
Mas não se desespere, existe material produzido em Português e feito por jogadores com o objetivo de ajudar quem tem essa dificuldade.
Eu vou deixar aqui alguns links. Alguns deles inclusive onde eu colaborei com regras alternativas e simplificadas em Português.
Mas antes disso, preciso dizer que eu também passei por isso. Só que eu não vi o fato de saber pouco Inglês como um problema mas sim como uma oportunidade. Nada podia ser melhor para melhorar meu vocabulário no idioma do que um assunto que eu gostava tanto! E assim eu comecei a comprar e ler livros de Battletech em Inglês. Sim, demorava pra ler e muita coisa eu não entendia, mas eu fui me acostumando com os termos do jogo e lendo mais rápido com o tempo. Traduzir era cansativo mas eu queria muito ler aqueles livros. E tanto o Battletech como outros hobbies que eu tinha foram muito importantes para que eu hoje tivesse um bom conhecimento de Inglês. NÃO desperdice essa oportunidade usando ferramentas automáticas de tradução e lembre o quão importante é saber inglês no mundo atual.
Agora os links que prometi:
Comunidade Brasileira de Battletech - website mais completo em Português sobre Battletech que existe. Acesso a regras feitas por jogadores e a comunidade brasileira do jogo
Conclave da Aventura - trabalho incrível feito pelo colega Erivas para ajudar o acesso ao jogo na nossa Lingua.
Espero que tudo isso aqui ajude você quem quer jogar. Deixe suas dúvidas e comentário aqui abaixo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário