domingo, 3 de outubro de 2021

Jogo de Battletech em Megamek - simulaçao da live 29/09/21

 Recentemente participei de uma live no youtube em apresentamos 3 lanças de Battletech, uma com 3.000 BVs, outra com 5.000 BV e  a última com 7.000 BVs:


https://www.youtube.com/watch?v=HukHbZLdk_I&t=4027s

Durante a live foi pedido um confronto entre as lanças e isso me deu motivo para fazer uma partida de Megamek agrupando com pequenos ajustes as duas lanças menores contra a maior:





Mudanças feitas nas lanças:

- Lança de 3.000 BVs:  Predator substituido por outro Saladin (Armor) e todas unidades com skils 5/4
- Lança de 5.000 BVs:  nao era para ter alteraçao nenhuma mas eu peguei a versao errada do Wolverine sem Jump Jets (ugh!)
- Lança de 7.000 BVs: substitui o Rifleman customizado por um 7M com Light Gauss Rifles. Todos mech tem mechguerreiros 5/3 para dar uma vantagem em BVs


Uma partida como essa no tabuleiro levaria várias horas mas no Megamek durou cerca de 45min sendo que eu joguei sem pensar longamente e movimentando as unidades de modo simples. Usei dois mapas do Beginner Box que nao dificultam muito o movimento.

Eu assumi o controle das duas lanças menores que, combinadas, enfrentaram a lança de assalto comandada pela IA padrao do Megamek ("Princess").

Sabidamente, a IA do jogo faz movimentos de baixa complexidade e previsíveis. Num jogo como esse normalmente ela nao move muito os mechs deixando eles em posições elevadas e com florestas. Caso os mechs estejam muito danificados eles normalmente fogem (nao exatamente como em "forced withdraw" mas quase isso).

Sabendo que a IA seleciona os alvos mais proximos como prioritarios, eu segurei os dois Saladin um turno e fora do alcance de tiro inimigo para avançar com a certeza que daria ao menos um disparo com cada um.


Melhores momentos da partida:


O Wolverine avançou pelo meu lado esquerdo junto como o Warhammer e Archer, vindo do Sul enquanto o Firestarter e o Valkyrie vinham pelo lado direito junto como os Saladin. O Rifleman veio pelo meio.

Logo no começo o Firestarter foi destruído, mas cobriu o avanço dos Saladins que concentraram fogo no Stalker junto com o Archer e Warhammer, levando ele logo em seguida (o Stalker tem munição nos braços que o deixa muito vulnerável a danos críticos).



Mantive o Wolverine correndo pelo flanco para vir pelo fundo do mapa e fiz o mesmo com os Saladin enquanto os demais mechs se aproximavam. Note que a IA avançou apenas o Rifleman e manteve os outros dois mechs na mesma regiao do mapa, ignorando os hovercrafts e o Wolverine mais dificeis de acertar, centrando fogo nos mechs mais lentos

Em seguida consegui que os Saladin contornassem o Archer 2S e o atacassem por tras - com dois AC/20s combinados - mas isso nao foi suficiente para destruí-lo.



Em seguida o combate se desenrolou com o Rifleman da IA sendo destruido pelo fogo combinado do meu Rifleman, do Warhammer e do Archer. Com o Archer inimigo numa posição dificil de alcançar com os Saladin, movi eles até o Devastator




Já com apenas 2 mechs no mapa, a IA acabou perdendo o Devastator e o Archer, enquanto eu perdia o meu Rifleman e meu Archer, alem de um Saladin.

Foram 13-14 turnos e menos de 45 min


...... E no dia seguinte eu inverti os times para ver o que acontecia. Será que o resultado será diferente?




Começando a partida, e nao muito diferente da Princess, eu tambem tomei uma posição defensiva mas deixando o Stalker e o Rifleman um pouco mais a frente.



A IA do Megamek sempre faz umas coisas estranhas e desta vez ela manteve todas unidades longe do meu alcance maximo com os Gauss do Devastator e os LRMs do Archer. Mesmo os Saladin demoraram um pouco mas acabaram vindo pra cima (exatamente o contrario do que eu fiz) mas acabou que nao foi tao facil assim de destruí-los. No primeiro turno atirando neles errei os tiros de Gauss, no turno seguinte mesmo atacando com o Devastator e o Archer nao consegui passar a armardura fina do Saladin - só no terceiro turno atirando neles consegui destruir um e depois imobilizei o outro. E a Princess perdeu a oportunidade de avançar seus mechs - erro fatal!



Nesse ponto, eu avancei enfrentando primeiro o Rifleman, o Wolverine, o Firestarter e o Archer da Princess. O Warhammer da Princess se posicionou mal atrás do terreno elevado e ficou fora de alguns turnos.



Logo o Firestarter caiu, seguido do Archer. O Rifleman da Princess durou mais enquanto o meu Stalker era perdido nao por destruiçao mas pq o piloto ficou desacordado após falhar num teste de pilotagem após cair.

Mais adiante o Rifleman da Princess seria destruído e o Wolverine fugiria seriamente danificado.



O combate seguiria com meu Rifleman ficando muito danificado e praticamente imovel de calor, mas o Devastator e o Archer deram conta facil do Valkyrie e do Warhammer.

O combate durou 17 turnos (mais longo que o anterior).

Como conclusões ficou claro que a IA do jogo tem limitações mas ainda assim me pareceu que o segundo combate foi mais difícil por conta da desvantagem númerica e só não foi pior pq dei conta dos dois Saladin logo de início e pelo fato da Princess ter movido mal o Warhammer.

Tentei não fazer um relato longo e espero que tenha sido útil para vcs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário