quarta-feira, 26 de maio de 2021

Manual de Batalha: Marauder

 


Marauder



Visão geral

    O Marauder foi construído pela General Motors em 2612 para uso como um BattleMech pesado de ataque e apoio do fogo. O Marauder era um dos 'Mechs mais conhecidos que existiam e originalmente pretendia inaugurar uma nova geração de' Mechs. Infelizmente, com a queda da Liga Estelar, essa nova geração nunca se materializou. Porém, por seus próprios méritos, o Marauder era um 'Mech devastadoramente poderoso, superado apenas por máquinas maiores como o Stalker e o BattleMaster.

    O sofisticado sistema de comunicação Dalban Micronics permitia que ele atuasse como um BattleMech de comando, coordenando as ações de outras unidades, e o tornou um dos BattleMechs mais cobiçados em 3025.



Quando lançado nos anos 80 e ainda chamado de Battledroids, Battletech não usava ilustrações originais mas sim ilustrações licenciadas de Animes Japoneses. O Marauder original é baseado no Glaug, Zentraedi Officer's Pod do desenho animado Macross/Robotech, um mecha que acomodava humanoides gigantescos chamados Zentraedi



Capacidades

    Com doze metros de altura, o Marauder priorizava armamentos de longo alcance na forma de dois Magna Hellstar PPCs e um General Motors Whirlwind Autocanhão classe 5. Todas essas três armas tinham perfis de alcance semelhantes que permitiam ao Marauder usá-las com seu máximo efeito em longas distâncias. Os PPCs eram carregados em manoplas blindadas, combinando com a mesma configuração do Warhammer, mas as versáteis articulações esféricas dos braços proporcionavam uma taxa de deslocamento mais rápida e um campo de tiro superior. Compactos o suficiente para serem carregados nos braços, os Hellstar PPCs também eram duráveis ​​o suficiente para resistir a combates corpo a corpo, permitindo que o Marauder esmagasse os oponentes com socos. Disparando uma rajada de três cartuchos de munições de 120 mm, o canhão automático foi montado no topo do torso direito e alimentado por uma tonelada de munição armazenada no torso esquerdo. O armamento era complementado com dois Lasers Médios Magna Mk II, também montados nas manoplas, que forneciam defesa adequada contra outros 'Mechs nos alcances mais curtos em que as armas de longo alcance perdiam precisão.

    A silhueta única do Marauder tornava-o muito mais difícil de ser acertado do que outros Battlemechs. Ele também carregava originalmente onze toneladas e meia de armadura Valiant Lamellor especial que era menos maciça e superior na distribuição de energia cinética e térmica do que outros tipos de armadura padrão. Como o conhecimento para sua fabricação foi perdido, muitos Marauders se tornaram uma colcha de retalhos, pois as seções foram danificadas e tiveram que ser substituídas. Dezesseis dissipadores de calor não permitiam o uso simultâneo de todas as armas sem gerar calor adicional, enquanto um poderoso motor de fusão de dezenove toneladas deu a ele uma velocidade de cruzeiro decente de 43,2 km / h. 

    O Marauder tinha suas falhas, por mais potente que fosse. Além da ligação fraca entre o canhão automático e o chassi, os anéis de rotação que conectam o chassi aos conjuntos de pernas eram um ponto fraco no design. Muitos pilotos de Marauder montaram uma blindagem improvisada ao redor desses pontos na tentativa de proteger essas vulnerabilidades. O poderoso sistema de rastreamento HiRez, localizado na seção dianteira do 'Mech, também era conhecido por impedir o campo de visão do piloto.


Última miniatura lançada pela Catalyst no Kickstarter de 2019


Variantes

MAD-1R/2R/2T:  versões iniciais usadas pelas Brigadas Reais da Liga Estelar, com sofisticados equipamentos CASE e armadura Ferro-Fibrous.
A variante 2R substituia os PPCs por ER PPCs que não são mais encontrados na Esfera Interior, enquanto a variante 2T foi produzida exclusivamente na Taurian Concordat e tinha um canhão LB-5X no lugar do AC/5. 

MAD-3R: variante produzida com a tecnologia ainda disponível durante as Guerras de Sucessão, mas ainda contando com sofisticados equipamentos de controle de tiro e comunicação e executando a mesma função de sniper à média e longa distância
Equipada com um número de dissipadores insuficientes para disparar nem ao menos os dois PPCs e o AC/5, exigia que o Mechguerreiro alternasse o uso das armas sob pena de superaquecer o BattleMech. A munição do autocanhão também era mal posicionada no torso esquerdo, sendo responsável por quase um terço das perdas deste BattleMech.

MAD-3D: modelo introduzido pela Casa Davion em 2834, substituia o AC/5 por um Laser Pesado e quatro dissipadores adicionais, eliminando o risco de uma explosão por conta de um dano crítico na munição. Marginalmente mais eficiente em alcances mais curtos e em termos de dissipação de calor. 

MAD-3M: versão da Casa Marik, que sofria com a falta de PPCs, e os substitui por Lasers Pesados e quatro dissipadores adicionais, sendo que o menor alcance e poder de fogo é compensado por um controle de calor muito melhor.

MAD-3L: versão da Casa Liao que substitui apenas um PPC por um Laser Pesado e dois dissipadores extras de calor. Todavia essa versão sempre apresentou problemas de controle de fogo visto que o sistema de tiro tinha dificuldade de gerir o disparo combinado do PPC e do Laser Pesado

MAD-3S (não-oficial): modelo único de origem desconhecida utilizado pela lança de elite do remoto Baronato de von Strang. Provavelmente um modelo MAD-3D modificado, com o Laser Pesado substituído por cinco Laser Médios no torso direito. Capaz de disparar os PPCs continuamente com pouco aumento de calor ou então os sete Lasers Médios, esse modelo pode sustentar um dano alto e constante em diferentes alcances. Como último recurso, o Mechguerreiro pode disparar todas armas (manobra chamada de "rock-and-roll") sem risco de explosão de munição mas com alto risco de desligar automaticamente o reator de fusão ou mesmo ferir o mechguerreiro gravemente.  


Type/Model:Marauder MAD-3S
Mass:75 tons


Equipment
Crits
Mass
Int.Struct.:114 pts Standard
0
7
Engine:300 Fusion
6
19
Walking MP:4
Running MP:6
Jumping MP:0
Heat Sinks:20 Single
8
10
Heatsink Location:2 CT,2 LL,2 LT,2 RL
Gyro:
4
3
Cockpit, Life Supt., Sensors:
5
3
Actuators:L: Sh+UA+LA R: Sh+UA+LA
6
Armor Factor:184 pts Standard
0
11



Critical LocationInternal StrutureArmor Value
Head39
Center Torso2335
Center Torso Rear10
Left Torso1617
Left Torso Rear8
Right Torso1617
Right Torso Rear8
Left Arm1222
Right Arm1222
Left Leg1618
Right Leg1618



 Weapons & EquipmentLocHeatAmmoCritsMass
1Medium LaserLA3 11
1PPCLA10 37
1Medium LaserRA3 11
1PPCRA10 37
5Medium LaserRT15 55
  
 TOTALS:41 1321



Calculated Factors:
Total Cost:6`720`000 C-Bills
Battle Value 1:1152 
Battle Value 2:1512 
Cost/BV:4444 C-Bill/BV


ficha MAD-3S

 


2 comentários:

  1. Tem as versões do MWO também, que acredito serem possíveis de fazer no BT. Muito massa!

    ResponderExcluir
  2. Eu coloquei apenas as versões disponíveis até 3025, mas surgiram várias outras depois e também o Maraurder II de 100 ton ... mas isso fica pra outro post!

    ResponderExcluir